Buscar
  • glaucepoliveira

É PRECISO LIMPAR OS BICOS INJETORES DO CARRO?

Em alguns casos, o serviço é, sim, recomendado. Porém, fazê-lo preventivamente, em veículos que não têm problemas de funcionamento, não é necessário!


Não existe limpeza preventiva dos bicos injetores. Esse componente do sistema de injeção eletrônica deve passar por um procedimento de limpeza somente se apresentar alguma falha.


Alguns dos sinais que o carro dá quando os bicos injetores estão falhando são:

· falhas na aceleração;

· aumento do consumo de combustível;

· oscilações de rotação;

· e em situação extrema, pode acender a lâmpada de diagnóstico no painel do veículo indicando falha no sistema de alimentação de combustível.


Em tese, o próprio combustível deve fazer a limpeza da parte interna do bico injetor, por isso, não haveria necessidade de limpá-la. Mas, externamente, na região que fica em contato com a câmara de combustão, o uso constante de combustível ruim ou adulterado, pode causar problemas de carbonização, que vai obstruir os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível.


A limpeza, se necessária, é realizada em uma máquina que utiliza um ultrassom para desobstruir esses orifícios. Em muitos casos, a limpeza possibilita recuperar algumas características funcionais dos bicos. Já em outras situações, em que o procedimento de limpeza não é suficiente para recuperar as condições do injetor, o mesmo deverá ser substituído.

5 visualizações0 comentário