Buscar
  • glaucepoliveira

5 sinais que seu carro mostra quando o combustível está adulterado

Atualizado: 23 de Jun de 2020

O combustível adulterado prejudica não só o seu bolso mas principalmente o motor do seu carro.


Um dos grandes perigos ao motor dos carros atualmente é a utilização de gasolina adulterada. A lei brasileira permite que à gasolina seja adicionado 27% de etanol, e ao etanol seja adicionado 7% de água, mas a falta de fiscalização facilita que muitos postos de combustível vendam gasolina com uma porcentagem maior de etanol e etanol com muito mais água que o permitido e às vezes até com solventes misturados que fazem o combustível “render” e assim aumentar os lucros de seus donos.


A utilização de combustível adulterado pode causar danos em diversos componentes do motor do veículo como velas de ignição, bicos injetores e bombas de combustível.


Mas como identificar se o combustível pode estar adulterado ou não?


Seu carro pode te ajudar nisso. As substâncias adicionadas ao combustível prejudicam o funcionamento do motor e o carro pode começar a dar sinais.


Listamos a seguir alguns desses sinais que você pode identificar.


1- Aumento do consumo

Se a sua rotina é sempre a mesma e o consumo de combustível está alto, esse é um sinal que o combustível pode estar alterado. Se você percebeu que depois do último abastecimento o consumo aumentou talvez seja melhor não abastecer novamente nesse posto.


2- Carro “engasga”

Se seu carro está engasgando, ou seja, apresentando pequenas falhas, parecendo que vai morrer, também pode ser um sinal que o combustível está adulterado. E aí pode ser que o combustível já esteja prejudicando o funcionamento correto do motor.


3- Motor perde potência

Se o motor perde potência sem aparente motivo, pode ser que o último abastecimento tenha sido com combustível adulterado.


4- Luz da injeção eletrônica acesa

Nos carros com sistema de injeção eletrônica quando o módulo de injeção identifica alguma falha no sistema ele acende no painel de instrumentos uma luz na forma de um motor. Esse pode ser um sinal de que o combustível com solventes esteja alterando o funcionamento correto do motor.


5- Saída de água pelo escapamento

Nos carros movidos a etanol a saída de água pelo escapamento é normal, mas se a água pinga em grande quantidade ou permanece pingando com o carro ligado a mais de 15 minuto é um indicio que o etanol pode estar adulterado.

Todos esses sinais podem ter outras causas mas se eles apareceram depois que você abasteceu em um posto diferente fique ligado que pode ser adulteração no combustível. Uma revisão mecânica pode identificar a causa correta.



E como identificar um combustível de qualidade? Tente abastecer sempre em postos conhecidos e desconfie de combustíveis muito baratos. Preste sempre atenção aos sinais que seu carro dá. Ele é seu maior aliado. Qualquer ruído diferente ou anormal procure o centro automotivo de confiança. E se constatado que você abasteceu com combustível adulterado, denuncie. Adulteração de combustível é crime.




11 visualizações0 comentário

 CASA DA INJEÇÃO TAUBATÉ

CNPJ 10.750.900/0001-00

1236316162

RUA HUMAITA,116 Taubaté SP Brazil 12010-750

©2019 por casa da injecao taubate. Orgulhosamente criado com Wix.com