Buscar
  • glaucepoliveira

8 dicas para organizar o financeiro da sua oficina mecânica



Todo negócio precisa de gestão financeira. Sua oficina mecânica não é diferente. Não adianta ter uma grande carteira de clientes se não souber para onde o dinheiro vai.

Diante do cenário atual da economia, é imprescindível ter um controle financeiro assertivo. Saber o quanto entrada e o quanto sai e principalmente para onde esse dinheiro está indo.

A seguir vamos listar algumas dicas de como organizar o financeiro da sua oficina.



1- ORGANIZAÇÃO

Na maioria das pequenas oficinas, o proprietário é o mecânico, o atendente e o gestor. A primeira dica é: seja organizado. Nada sobrevive a falta de organização. Se você entende de controle financeiro, separe um momento do dia para fazê-lo. Se não entende, cogite contratar alguém para ajudá-lo na parte financeira ou faça um curso. Hoje em dia existem vários cursos online sobre gestão financeira com preços acessíveis.

O importante é ter o controle financeiro de maneira organizar. Saber exatamente o que sai e o que entra, todas as movimentações financeiras devem ser contabilizadas. Tenha uma planilha ou software para preencher com as movimentações diárias.



2- NÃO MISTURE AS FINANÇAS

Outra dica importante: nunca misture as finanças pessoais com as da empresa. A empresa não é seu caixa eletrônico. Para evitar fazer saques diários ao caixa da empresa, tenha um valor estipulado para o seu pró-labore e contas bancarias separadas.


3- SAIBA QUAL SEU CUSTO FIXO

Tenha um plano de contas que te informe seus custos fixos ou seja, aquelas contas que independente de entrar dinheiro ou não você precisar pagar: agua, luz, aluguel, funcionários. Para que através dessas informações você possa saber o quanto precisa faturar para pagar pelo menos seus gastos fixos.


4- TENHA CONTROLE DE ESTOQUE

Saiba quais são as peças que possui para que elas não fiquem paradas. E assim, evitar comprar outras sendo que já possuía ou que não precisava. Saiba a rotatividade das peças para poder organizar as reposições.

Ter um software integrado entre o setor de vendas e estoque facilita muito a organização.



5- TENHO UM FLUXO DE CAIXA

Tenha sempre um relatório atualizado de toda movimentação financeira. O Fluxo de Caixa é o relatório mais importante que uma micro, pequena ou média empresa pode ter, pois é nele onde são identificadas o que realmente aconteceu financeiramente na empresa.

Com um fluxo de caixa detalhado você pode ter todas as informações necessárias para analisar o financeiro da sua empresa: sua lucratividade, faturamento, gastos fixos e variáveis.



6- TRABALHE APENAS COM O QUE TEM NO CAIXA

Um dos grandes erros dos pequenos empresários é planejar as contas com dinheiro que ainda não está disponível. Se você trabalha com cartão de credito e cheque pré-datado, precisa entender que, enquanto o valor não entrar efetivamente em conta o dinheiro não deve ser contabilizado.

Mais um motivo para ter um fluxo de caixa fiel à realidade, diferenciando o que está disponível e o que é previsão de recebimento. Dessa forma consegue-se evitar imprevistos financeiros, fazendo com que não seja preciso tirar dinheiro do próprio bolso ou recorrer a empréstimos com juros altos.



7- PLANEJAMENTO

Com um bom fluxo de caixa e estoque organizado você consegue mais facilmente fazer um planejamento, criando metas para que a empresa possa crescer, planejando investimento futuros sem que haja problemas no caixa.


8- ACOMPANHE TUDO

Esteja sempre a par de tudo que acontece dentro da sua empresa. Faça seu controle financeiro diário. Separe meia hora do seu dia para colocar tudo em ordem e contabilize tudo, tudo mesmo.



Conhecer os números do seu negócio pode ser o segredo para o seu sucesso.


Agora que você já conhece as práticas que vão melhorar a gestão financeira da sua oficina, é só colocá-las em ação. Você verá resultados imediatos na saúde financeira da empresa. Além disso, notará muito mais organização e facilidade na hora de criar projeções, definir metas e cortar custos.


Gostou das dicas? Siga nossas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades do nosso blog.

@casadainjecaotaubate no facebook ou instagram





7 visualizações0 comentário

 CASA DA INJEÇÃO TAUBATÉ

CNPJ 10.750.900/0001-00

1236316162

RUA HUMAITA,116 Taubaté SP Brazil 12010-750

©2019 por casa da injecao taubate. Orgulhosamente criado com Wix.com